Pedro nega Jesus (Não negue Jesus) Lucas 22.54-62

54-Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe. 55-E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles. 56-Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele. 57-Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço. 58-Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou. 59-E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu. 60-Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. 61-Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. 62-Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.

1-PEDRO SEGUIA DE LONGE
Devemos estar próximos de Jesus. Segui-lo de perto, quanto mais perto de Jesus, mais afastados estaremos do pecado, do mundo, dos manjares que apetecem a carne e enfraquecem o espírito. “Porque a carne milita contra o espírito e o espírito milita contra a carne”.

2-ACENDERAM FOGO
Luz traz conhecimento dos fatos. Se estivermos com dúvidas de algo em nossas vidas, de alguma decisão que devemos tomar, devemos buscar luz, revelação, através da Palavra de Deus. Neste caso a luz do fogo fez resplandecer a face de Pedro, e uma criada lembrou que Pedro andava com Jesus. “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e Luz para o meu caminho”.

3-PEDRO TOMOU LUGAR ENTRE ELES
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Pedro se assentou ali junto com os espectadores do tormento de Jesus, dos curiosos que estavam ali para ver Jesus ser humilhado, pisado, injustiçado, judiado, ridicularizado. Pedro sentou-se na roda deles em frente a uma fogueira. Devemos tomar cuidado com quem andamos, com quem mantemos comunhão, em que rodas de amizades estamos participando. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33

4-PEDRO NEGA A JESUS
4.1-Mulher, não o conheço. (por causa da luz da fogueira)
4.2-Homem não sou. (logo depois da mulher falar)
4.3-Homem, não compreendo o que dizes. (porque o homem viu que ele era galileu)

5-CANTOU O GALO
Lucas 22.33e34. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
Não podemos subestimar o nosso adversário. Devemos ser sinceros com Deus, pois Ele conhece os nossos corações, sabe de nossas falhas, de nossas debilidades, de nossas fraquezas. Pedro estava com medo, aflito, atemorizado, e falou sem pensar, sem razão, falou na emoção.

6-CHOROU AMARGAMENTE
Pedro sentiu um remorso imenso por ter negado a Jesus. Porém, devemos entender que quando é gerada em nosso interior a tristeza referente a um pecado, a um erro, a uma falha, sentimos um remorso, uma dor, que será arrependimento se mudarmos de atitude, se não dermos mais vazão a este erro, a este pecado. Quando insistimos no erro, no pecado, na falha, é por que não houve arrependimento verdadeiro.

Anúncios

4 comentários sobre “Pedro nega Jesus (Não negue Jesus) Lucas 22.54-62

  1. Diego e Julia…

    Adorei o site (blog)!!!!!!!!

    PARABÉNS, AMIGOS!!!

    AMO VCS!!! FOREVER………………….

  2. OLÁ!
    ESTOU INDO MORAR EM CURITIBA. MAS DEUS ME DEU UM PRESENTE ANTES DE IR: ASSISTIR A UM CULTO QUE VC FALA DIEGO! COMO VC ME DISSE CERTA VEZ, NÃO É VC QUEM FALA, É DEUS. MAS TE AGRADECI POR FAZER ESSE PAPEL E TER ACEITO SER O CANAL.
    LEGAL ESSE BLOG. JÁ TINHA ENTRADO UMAS VEZES, SÓ HOJE ESCREVI.
    UM GRANDE BEIJO A VC, À QUERIDA JÚLIA E AO PEQUENO!
    SEMPRE QUE DER, VIREI PRESTIGIÁ-LOS E APRENDER ALGO NOVO.

    1. Franciele:
      Desejo a ti muito sucesso e muita felicidade nesta nova etapa da sua vida, que Deus te abençoe ricamente.
      Ficaremos com saudades de você, mas sabemos que Deus tem o melhor.
      Tudo de bom.
      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s