A pesca maravilhosa (Lucas 5: 1-11)

Jesus chega junto ao lago de Genesaré, e uma multidão de pessoas vem ao seu encontro para ouvi-lo, para ouvir a palavra de Deus, mas tamanha era a euforia do povo, que Jesus pede a uns pescadores que estavam lavando as suas redes para Ele entrar no barco deles e palestrar (ensinar as pessoas o caminho de Deus). Estes pescadores estavam muito cansados, pois haviam trabalhado a noite inteira mas não conseguiram pescar nenhum peixe se quer. Porém tiveram paciência e deixaram Jesus entrar em seu barco.

Após Jesus ministrar ao povo, ele disse a Simão Pedro para jogar as redes em um lugar fundo, e Pedro lhe disse o que havia acontecido, mas “sobre a tua palavra lançarei as redes”. Pedro pegou tantos peixes que teve que pedir para seus sócios Tiago e João lhe ajudarem com o outro barco, pois no barco onde Pedro estava com Jesus não havia mais lugar para colocar os peixes. Diante disto, deste milagre, desta vitória, Pedro reconhece que Jesus é o Filho de Deus, se humilha diante de Jesus. O Mestre lhe fala que ele, Pedro se tornará pescador de homens, e ele deixa tudo e segue Jesus imediatamente. Agora:

Que lições podemos aprender com este texto bíblico?

1 – Ouvir a Palavra de Deus
*Devemos ler a Bíblia, a palavra de Deus, escutá-la, memorizá-la…pois através dela iremos vencer o diabo, as adversidades da vida, o pecado.

2 – Trabalho
*Deus chama quem está ocupado;
*Os pescadores estavam ocupados lavando as suas redes;
*Deus não chama desocupados, que não querem saber de trabalhar;
*Temos que nos mecher, fazer algo, pois “a seara é grande e poucos são os trabalhadores dispostos a trabalhar na seara…”

3 – Deixar Jesus entrar no barco de nossas vidas
*Pedro deixou Jesus entrar em seu barco, e seu problema foi resolvido;
*Devemos deixar Jesus entrar em nossas vidas e nos orientar, nos mostrar o caminho que devemos seguir;
*Muitas vezes deixamos lixo entrar em nossas vidas, através da televisão, através da internet;
*”…enchei-vos do Espírito e não satisfareis os desejos da carne…”
*Filipenses 4:8 “Finalmente irmãos, tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro…seja isso que ocupe o vosso pensamento…”

4 – Paciência
*Os pescadores tiveram paciência, e Pedro em especial deixou Jesus entrar em seu barco depois de ter passado uma noite inteira sem pegar um peixe se quer; Pedro tinha motivos suficientes para ir para casa, pois estava cansado, mas esperou Jesus ensinar a multidão e então pode ver o que ele não conseguiu ver a noite inteira;
*Muitas vezes somos impacientes, queremos que as coisas aconteçam imediatamente, mas “tudo tem seu tempo determinado…”conforme Eclesiastes 3.

5 –
*”….sob a tua palavra lançarei as redes…”
*Pedro ficou contrariado com o que Jesus lhe disse, mas se fundamentou na palavra e agiu por fé, creu que algo poderia acontecer;
*”Sem fé é impossível agradar a Deus”.

6 – Vitória
*O milagre aconteceu, a vitória chegou, os peixes vieram;
*O problema foi solucionado.

7 – Reconhecer
*Relembrar de onde saímos;
*Pedro reconheceu o poder de Deus em Jesus;
*Se humilhou diante do Mestre;
*Quando recebemos uma cura, um milagre, uma vitória, muitas vezes nos esquecemos de agradecer ao Senhor, nos esquecemos facilmente de onde Deus nos tirou;
*”…tirou-me de um tremendal de lama…”

8 – Evangelizar
*Pescadores de homens;
*Dar bom testemunho no trabalho, na escola, em casa;
*Testemunhar os feitos do Senhor em nossas vidas;
*Pregar em tempo e em fora de tempo.

9 – Deixar tudo
*Devemos deixar tudo para seguir a Jesus;
*Nosso comodismo;
*Nossa zona de conforto;
*Nossa preguiça.
*Renunciar nosso sono, tempo, dinheiro.

A pesca maravilhosa ocorreu com Pedro, Tiago e João, mas pode acontecer conosco nos dias de hoje, basta querermos e pagarmos o preço de uma vida de busca ao Senhor, uma vida de renúncia aos pecados da carne, uma vida de entrega e confiança em Jesus.

36 comentários sobre “A pesca maravilhosa (Lucas 5: 1-11)

    1. palavra maravilhosa..é assim mesmo jesus em nosso barco ..tantatos perdem tempo em vão mais c/ Jesus fazemos na direção certa

    2. Quando Jesus diz a Pedro “navegue para águas mais profundas”, o pescador vai então ao encontro do desconhecido. Ele não sabe quais são os planos de Jesus, ao navegar para o meio do lago. Mas ele obedece. Quando Jesus o pede para lançar as redes, mais uma vez ele não entende seus planos, já que um pescador experiente sabe que a possibilidade de pescar algo em águas profundas é muito menor, e ele sabe também que Jesus nunca havia sido um pescador. Mas, mais uma vez, Pedro obedece, e age pela Fé.
      Ao acreditar nas palavras do Filho de Deus, alcançou-se um milagre. Nesta mensagem, Ele nos pede para acreditar em nós mesmos. Para acreditarmos no desconhecido, e termos fé em nossa capacidade.
      Mesmo quando nos encontramos em situações difíceis, não podemos desistir, por menor que seja a possibilidade de resolver o problema. Nós temos as ferramentas, o corpo, a inteligência, a terra… A partir daí, tudo depende da nossa boa vontade!
      E se recebemos Dele estas ferramentas, é porque Ele também acredita na gente!

  1. Adorei a mensagem,que DEUS abençoe este ministerio e todos os seus menbros,A paz do senhor e salvador JESUS CRISTO e um forte abraço!

  2. Muito boa menssagem já preguei muitas vezes esta menssagem e Deus sempre me da coisas novas Isso porque é a Palavra Delem Deus vos abençõe.

  3. “….sob a tua palavra lançarei as redes” Pedro foi obediente, agiu pela fé e foi recompensado.O milagre aconteceu.
    Obrigado pela mensagem. Deus continue abençoando você.

  4. estava preparando um esboço para ministra uma messsagem;;;
    de lucas 5:1.11;
    consegui aprender muito com esse comentario,e muito maravilhado com as palavras;;

  5. Mensagem muita Boa.
    Mas ao meu ver, não focou na atitude de Pedro. Pedro reconhece que ele é um pecador e que precisava de Cristo para direcionar a sua vida.
    A grande ênfase nesse capitulo, não é o milagre, porque nesse capitulo relata que eles deixaram tudo. O mais importante foi o reconhecimento de Pedro e em cima dessa atitude, Jesus começa a molda-lo.
    E é isso nos dias de hj, Deus não está tão preocupado tanto em milagres, Deus quer que possamos, como Pedro, termos uma nova atitude uma mudança de vida e principalmente um novo renovo..

  6. Pr:Antonio Carlos Que o Senhor Jesus o abençoe e prospere o seu ministério a paz.

  7. Que o Espirito Santo de Deus continue te dando tanta inspiração para que vidas sejam tão edificadas,através destas mensagens poderosas.

  8. Esta mensagem me ajudou muito, me esclareceu acerca de que se Deus nao estiver a frente de nossas vidas, pereceremos! Paz do Senhor.

  9. Gloria a Deus, a Palavra a cada vez que lemos Ela fala de forma diferente em nossos corações. Um excelente esboço

  10. Pedro esperou Jesus pregar pacientemente,estava cansado,questionou jesus,mais confiou,voltou ao mar alto e lançou a rede ,pediu ajuda aos discípulos , é uma forma de compartilhar a benção,traz para nós o ensino da obediência,paciência,não esquecer da obra de Deus e a não confiar em nossas próprias experiências profissionais,e entendemos que Jesus está atento a nossa vida cotidiana,quer nos abençoar,e quer que nós temos atitude para a progressividade do reino de Deus ,concluo temos que estar preparados.

  11. É um excelente estudo no qual nos ensina
    em varios aspectos: fé, trabalho, paciencia
    entre outros. procurarei guardar e praticar
    esse ensino em minha vida para minha
    edificaçao e crescimento espiritual.

  12. todas atenções no que se pode lucrar, Pedro reconhece que Jesus Cristo é o Senhor;e obedece o Senhor nos dando testemunho que Jesus é o Senhor.

  13. MARAVILHOSA EXPLICAÇÃO! LOUVADO SEJA DEUS PELOS HOMENS E MULHERES QUE SE EMPENHAM EM ENSINAR A SANTÍSSIMA PALAVRA DO SENHOR JESUS. AMÉM.

  14. eu amei esses ensinamentos e tirei muitas palavraspara minha familia que deus continue o abençoando o descobridor deste blogue

  15. A paz,quero agradecer,porque aprendi varias lições e através desse ensino pude entender o que Deus tem boas novas para minha vida.Renuncia total,para aprender o que a palavra caracteriza,os planos e projetos,Muito obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s