Como o jovem poderá guardar puro o seu caminho? Salmo 119.9-19

16 abr

INTRODUÇÃO: no versículo nove deste salmo, o salmista faz esta pergunta: De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Quase todos os versículos deste salmo falam em manter-se santo, puro, sem mácula, sem pecado, ou longe do pecado, afastado do pecado, observando atentamente a palavra de Deus. Nos dias de hoje existem muitos atrativos que chamam a atenção dos jovens, movimentos de festas que atraem os olhares dos adolescentes. Há alguns anos ouvi dizer de uma pulseira que os jovens de algumas escolas estavam usando, e estas eram definidas por cores, e cada cor representava um grau de intimidade em que a pessoa estava disposta a se entregar. Por exemplo, se a menina estivesse com uma pulseira cor amarela, ela estava disposta a beijar qualquer rapaz que tivesse uma pulseira amarela. Se a cor fosse preta, então, além de beijar, eles poderiam ir além, e manterem relações sexuais. Não sei se as cores são estas mesmas, e se representam o beijo e o sexo, respectivamente, é só um exemplo. O fato é que estão todos os dias surgindo novas estratégias, para tentar enlaçar os jovens, fazendo com que venham perder a virgindade precocemente, o quanto antes, venham beber bebidas alcoólicas o quanto antes, venham experimentar cigarro e até mesmo drogas o mais cedo possível. Sem falar nas tais “balada rave” em que os jovens se reúnem em um espaço geralmente grande, com ambientes internos e externos, e ali passam dois a três dias sem dormir direito, somente “curtindo” uma festa regada a álcool, cigarro, drogas.  AGORA:

TESE: De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?

ARGUMENTAÇÃO:

1-DE TODO CORAÇÃO TE BUSQUEI

Salmo 119.10De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos”.

Tudo na vida deve ser feito com intensidade, com alegria, com entusiasmo. O jovem precisa buscar a Deus, não porque os pais querem, ou por obrigação apenas, mas com um coração totalmente voltado para Deus, e para as coisas de Deus. Daí a importância de nós pais, de nós líderes, mostrarmos para eles que precisam se entregar totalmente a Deus, colocando todo o coração a disposição do Pai. Precisa haver uma entrega total, para que os manjares atrativos do mundo não venham facilmente sufocar a palavra de Deus em seu coração.

2-GUARDO NO CORAÇÃO AS TUAS PALAVRAS

Salmo 119.11Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.

O jovem precisa conhecer a palavra, e ter ela não somente no entendimento, mas precisa viver a palavra, praticar a palavra, por isso precisamos incentivar os jovens a ter a palavra no coração, dizendo não aos convites dos amigos que não conhecem a Deus, a se distanciarem dos falatórios inúteis, piadas indecentes, pornografia.

Um dia um pai veio me contar que o filho, que estudava em uma escola bem tradicional, havia recebido um “pen drive” com fotos de uma colega sem roupa. Na hora ele ficou sem ação, mas veio um outro colega dele e pegou o “pen drive” para ver. Ele foi livre desta tentação por guardar no coração a palavra. Seremos constantemente bombardeados por tentações, das mais diversas, mas precisamos nos manter limpos, puros, e saber que ser tentado não é pecado, mas ceder à tentação sim.

3-MAIS ME REGOZIJO

Salmo 119.14Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas”.

O jovem precisa se alegrar com Deus, com as coisas de Deus, com a igreja, com os amigos da igreja. Ele precisa viver com alegria. Se o jovem não estiver feliz na igreja, no meio dos jovens da igreja, isto pode ser um problema. Precisa haver um desejo ardente no coração do jovem para estar com os jovens irmãozinhos da igreja. Ele precisa ter alegria em ler a palavra, pintar a palavra, estudar a palavra, memorizar a palavra de Deus. Regozijo, alegria, felicidade, gozo, euforia, com as coisas de Deus, em servir a Deus, em buscar a Deus, em estar na presença de Deus, pois tudo o que fazemos na vida, sem alegria, contra a vontade, fica sendo um fardo pesado e difícil de levar.

Salmo 119.16Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra”.

O jovem precisa ter prazer em buscar conhecer a palavra de Deus, e esta prazer somente o Espírito Santo pode nos dar, a todos, jovens, adultos, idosos, crianças.

4-DESVENDA OS MEUS OLHOS

Salmo 119.18Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”.

Muitas vezes não estamos enxergando direito, precisamos que o Senhor limpe os nossos olhos da sujeira do mundo. Ligamos a televisão e só enxergamos sensualidade, nos comerciais, nos programas. Precisamos estar mais sensíveis a Deus, a vós de Deus, por isso precisamos enxergar aquilo que só o Senhor pode nos mostrar, através da Sua palavra, através do Espírito Santo revelando a palavra Rhema diretamente ao nosso coração, desvendando aquilo que por si só não enxergávamos.

As vezes achamos que estamos bem com Deus, e não enxergamos as raposinhas rondando o nosso coração, minando a nossa lavoura.

5-SOU PEREGRINO NA TERRA

Salmo 119.19Sou peregrino na terra, não escondas de mim os teus mandamentos”.

A nossa vida passa muito rápido, assim como a nossa juventude. Por isso precisamos aproveitar todos os momentos e fases da nossa vida para estar com Deus, de bem com a vida, em sintonia com o Espírito Santo, em harmonia com a palavra de Deus, com a vida limpa, pura, afastada do pecado, e próxima de Deus. Teremos lutas, afrontas, dificuldades, perseguições, calúnias, difamações, mas estaremos de bem com o Pai, vivendo no centro da vontade de Deus para cada um de nós.

CONCLUSÃO: se eu buscar a Deus de todo o meu coração, com intensidade, com consistência, se eu guardar no coração a palavra de Deus, não apenas conhecendo a palavra, mas vivendo a palavra, colocando em prática os ensinamentos de Jesus, terei então regozijo, alegria em estar na presença de Deus, e o Senhor estará desvendando os meus olhos, para que eu venha enxergar aquilo que não esta nítido para mim em minha vida, e então eu estarei vivendo com o Senhor todos os momentos da minha vida, e poderei dizer “até aqui o Senhor esteve comigo”, “Aquele que começou esta boa obra em meu coração há de completá-la até o dia de Cristo Jesus”, “Maior é o que comigo está, do que o que está no mundo”, “se o Senhor é por nós, quem será contra nós?”.

Salmo 119.1 “Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor”.

About these ads

4 Respostas to “Como o jovem poderá guardar puro o seu caminho? Salmo 119.9-19”

  1. Renato Machado Fernandes 16/04/2013 at 14:55 #

    Ótimo texto.

  2. yasmin ribeiro 03/09/2013 at 14:13 #

    di mais muito obrigado pela esse texto essa explicação DEUS LEVANTA O SEU ROSTO SOBRE TI E TI DE A SANTA PAZ DE NOSSO SENHO JESUS CRISTO

  3. johne 15/10/2013 at 15:56 #

    Deus é o nosso criador, sem nada teria se formado. Devemos buscar a Deus enquanto ainda podemos achar, logo terá, fome sobre a Terra não de água nem de pão, mas da Palavra de Deus.

  4. Ailton Dias 19/06/2014 at 14:03 #

    é
    verdade! Observando a palavra do Senhor Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 151 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: