JESUS VEIO PARA OS DOENTES – JOÃO CAPÍTULOS 5 e 8 (JOÃO 5.1-9 E 14 / JOÃO 8.1-11)

11 mar

INTRODUÇÃO: a passagem bíblica do paralítico e da mulher adúltera possuem algumas semelhanças, que podem nos trazer lições importantes para nossas vidas nos dias de hoje. O paralítico estava a muito tempo próximo ao tanque, esperando que as águas fossem agitadas pelo anjo e que alguém viesse conduzi-lo até a água, antes de todos, para receber a cura. Já a mulher que foi pega em flagrante adultério foi levada até Jesus, que se encontrava no templo, para por Ele ser julgada, pois os fariseus queriam testar Jesus em uma questão polêmica como no caso do adultério. Agora:

QUE SEMELHANÇAS EXISTEM ENTRE ESTES DOIS EPISÓDIOS?

1-AMBOS DOENTESJoão 5.5 “E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo”.
João 8.4 “E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando”.
Mateus 9.12 “Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes”.
Marcos 2.17 “E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento”.
Marcos 6.56 “E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua roupa; e todos os que lhe tocavam saravam”.
Jesus veio para os doentes, veio para curar, para libertar, para transformar as pessoas, para dar uma nova vida, longe dos sofrimentos que oprimem e amarram as pessoas ao pecado.

2-AMBOS PECADORESJoão 5.14 “Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior”.
João 8.4 “E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando”.
Romanos 3.23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
Romanos 5.12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.
Tiago 1.15 “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.
1 João 1.3 “Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade”.
Romanos 6.18 “E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”.
Hebreus 12.4 “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado”.
Romanos 4.7 “Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos”.
Romanos 4.8 “Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado”.
Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, da presença do Pai. Jesus veio para resgatar e buscar o que havia se perdido. Jesus veio para dar direção aos perdidos.

3-AMBOS TINHAM UM OBSTÁCULO EM SUAS VIDAS (na dificuldade devemos ser sinceridade diante de Deus)
João 5.7 “O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim”. (ele estava dizendo: preciso de ajuda Jesus)
João 8.10 “E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?”.
Jó 33.3 “As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber”.
Efésios 6.5 “Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo”.
2 Coríntios 11.3 “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”.
Seja qual for o nosso obstáculo, devemos nos achegar a Deus com um coração sincero, sendo transparentes para com Deus, e expondo a nossa realidade, aquilo que nos aflige, que nos incomoda, aquilo que esta sendo um empecilho em nossas vidas.

4-AMBOS POR CAUSA DO OBSTÁCULO SE DEPARARAM COM JESUS EM SUAS VIDASJESUS FEZ UMA PERGUNTA: Jesus nos faz uma pergunta:
João 5.6 “E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?”.
João 8.10 “E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?”.
O que queres que Eu te faça? O que você precisa? Do que você necessita? Qual o teu problema? O melhor momento na vida de uma pessoa é quando ela se depara com Jesus.

5-AMBOS FORAM CURADOSJoão 5.9 “Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado”.
João 8.11 “E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”.
Isaías 53.5 “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
Pedro 2.24 “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”.
Quando somos curados por Jesus, a vida passa a ser desfrutada de uma forma diferente, pois trazemos junto a nossa vida as marcas do passado, e sabemos de onde saímos, e o que Deus fez em nossas vidas através de Jesus.

6-AMBOS FORAM ADVERTIDOSJoão 5.14 “Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior”.
João 8.11 “E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”.
Provérbios 8.33 “Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis”.
Provérbios 4.13 “Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida”.
Provérbios 23.12 “Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento”.
1 Coríntios 10.12 “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia”.
Devemos cuidar, sermos sóbrios e vigilantes, pois o pecado é pegajoso, e seremos sempre tentados a voltar às velhas práticas erradas do passado. Devemos seguir em frente, avante, e não olhar para trás.

CONCLUSÃO: vemos neste dois episódios, com estas duas pessoas, um paralítico e uma adúltera, que ambos precisavam de cura, de libertação, de um encontro com Jesus. Ambos se encontravam com suas vidas amarradas, vinculadas ao pecado, e precisavam de mudança. Ambos precisavam de uma transformação, que veio depois de terem um encontro verdadeiro e real com Jesus. Ambos também foram advertidos a não voltarem às práticas pecaminosas de outrora, mas sim iniciarem uma nova vida, uma nova caminhada, agora instruídos e orientados por Jesus.

About these ads

2 Respostas para “JESUS VEIO PARA OS DOENTES – JOÃO CAPÍTULOS 5 e 8 (JOÃO 5.1-9 E 14 / JOÃO 8.1-11)”

  1. ANAALICE 09/04/2013 às 21:54 #

    FICA DIFICIL DE ACREDITAR DEPOIS DE TUDO QUE FEZ POREM A PALAVRA É VERDADEIRA…Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19.10) E MAIS…Mateus 9.12 “ Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes”.
    Marcos 2.17 eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento”. SE FOSSE PARA VIR AO MUNDO PARA SALVAR OS JUSTOS OS BONZINHOS , SE É QUE EXISTE . NAO PRECISARIA DELE TER VINDO

    • gildomar 30/10/2013 às 4:27 #

      pura verdade gostei irmao a comunidade terapeutica aguias de cristo precisava destas palavras…os dependentes quimicos estao doentes e jesus la curar todos…fica na paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 146 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: