Elizeu faz flutuar um machado (2 Reis 6.1-7)

18 jan

INTRODUÇÃO: Elizeu e os estudantes de profeta estavam com a escola pequena, ultrapassada, que já não satisfazia mais. Queriam e precisavam de um local mais amplo, com mais espaço onde pudessem desenvolver suas atividades. Pediram então ao profeta Elizeu para irem às beiras do rio Jordão construírem lá uma nova escola, com vista privilegiada. Lá havia madeira em abundância. Elizeu concordou. Pediram ainda que Elizeu levasse consigo seus servos, pois haveria muito trabalho a ser feito. Quando lá estavam, um dos jovens aspirantes a profeta, por descuido deixou cair no rio o machado que havia pedido emprestado para cortar a madeira. Ele disse: Meu Senhor Eliseu, perdi o machado que caiu no rio, e este nem meu era, pois peguei emprestado. Elizeu pediu a ele onde havia caído o machado, e inspirado por Deus, jogou um pedaço de madeira no rio e fez com que o machado flutuasse. Agora:

Que lições podemos aprender com esta história bíblica? 

1-ALEGRIA/FELICIDADE/BEM ESTAR/REALIZAÇÃO PESSOAL/CONCRETIZAÇÃO DE SONHOS

Esta é a vontade e o desejo de Deus para os seus filhos, que estejamos bem, realizados, felizes, motivados para fazer as coisas de Deus, as coisas do Reino. Os jovens aspirantes a profeta não estavam satisfeitos com o local e as condições em que se encontravam a escola. Deus então providenciou a eles um novo local, com vista para o rio Jordão, um local com um clima favorável, onde eles estariam se sentindo bem, um lugar confortável.

João 10.10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” Deus tem vida em abundância a nos dar, com alegria e regozijo.

Salmo 16.11 “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente”

Salmo 30.5 “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” porque “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Conforme Lamentações 3.22-23 Salmo 126.5 “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão”

João 16.24 “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”

2-VIGILÂNCIA/ATENÇÃO/CUIDADO/ANDAR SEMPRE ALERTA O jovem profeta estava distraído na beira do rio e acabou deixando com que o machado que era emprestado caísse no rio. Precisamos sempre estar atentos para evitarmos problemas. O diabo anda ao nosso derredor procurando uma brecha para nos devorar.

Mateus 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”

Atos 20.31ª “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um”

1 Coríntios 10.12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”

1 Coríntios 16.13 “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos” Colossenses 4.2 “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”

1 Pedro 5.8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”

3-CONCERTO/RESTAURAÇÃO/ACERTO DE CONTAR ou PRESTAÇÃO DE CONTAS O jovem, ao perceber que havia cometido um erro, e grave, pois perdera no rio o que não lhe pertencia, teve a atitude certa e correta de avisar o profeta, o homem de Deus, a respeito do seu erro, assumindo toda a culpa pela situação. Esta deve sempre ser a nossa atitude, assumir os nossos erros, os nossos pecados, as nossas transgressões, e procurar corrigir, acertar, pagar o preço.

Tiago 5.16 “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”

Lucas 19.8 “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”

Provérbios 28.13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”

1 João 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”

CONCLUSÃO: Deus quer que vivamos uma vida com alegria, mas para isso acontecer, devemos vigiar, viver uma vida em atenção, sóbrios e vigilantes, e se algo acontecer de errado, devemos procurar um concerto, junto à Deus, imediatamente. Alegria com vigilância, concerto e confissão de pecados. Este é o caminho para vivermos uma vida cristã bem sucedida.

About these ads

2 Respostas to “Elizeu faz flutuar um machado (2 Reis 6.1-7)”

  1. ermelindo manol carapinha 14/03/2011 at 13:40 #

    *a importância do local onde o machado caiu no rio Jordão!

  2. sidney teixeiro 27/01/2013 at 12:02 #

    jordao e lugar de reconhecer o nosso porem como naama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 151 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: