Deus prova Abraão (Deus nos prova) (Genesis 22)

13 set

Introdução: Abraão está diante da tarefa mais difícil e surpreendente de sua vida: ter que sacrificar o seu filho Isaque, o filho da promessa, a sua descendência, o filho da sua velhice, para obedecer a Deus, que estava lhe provando. Agora:

Que lições podemos aprender com esta história bíblica?

1-Deus prova (Genesis 22.1) Deus prova porque Ele não quer fantoches, marionetes muito menos robôs que basta um comando Seu e eles executam as suas ordens. Deus quer sim filhos que o adorem em obediência, que andem em Espírito e em verdade. Que o amem incondicionalmente, independentemente das circunstâncias da vida. Abraão tinha muitos motivos para não obedecer a Deus, mas ele contrariou o seu próprio coração paterno, contrariou a sua mulher, contrariou tudo e todos, pois sabia que o melhor era fazer a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.

2-Sacrifício (Genesis 22.2) Ou renúncia “sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado e coração contrito e compungido não desprezarás ò Deus”.Salmo 51.17 Assim como o próprio Deus sacrificou o seu filho único Jesus em favor de todos nós, da mesma forma muitas vezes teremos que sacrificar algumas coisas em nossas vidas, teremos que renunciar algumas coisas para que possamos servir a Deus com mais êxito, com mais excelência. Abraão teve uma atitude de renúncia em seu coração, e é esta postura e esta atitude que Deus espera de nós.

3-Dá direção (Genesis 22.3) Deus nos dá direção, nos orienta e nos mostra o que fazer. Tem momentos em que nos encontramos em tamanha tribulação e desespero, que ficamos perdidos, e nestas horas Deus nos mostra o caminho, como mostrou a Abraão. “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. Hb13.5b

4-Adoração (Genesis 22.5) Em meio a dor, ao desespero, a dificuldade é que sai a verdadeira adoração. Quando não temos a mais ninguém para recorrer, quando a esperança se finda, quando a dificuldade é tamanha, que parece que tudo vai dar errado, que não tem mais jeito, então, Deus vem e resolve a situação. Mas é nestes momentos que precisamos adorar, e descansar, e crer que Deus está no controle e vai resolver o nosso problema, a nossa aflição.

5-Caminhar Junto (Genesis 22.6) Abraão e Isaque estavam caminhando juntos, estavam indo juntos enfrentar a pior situação de suas vidas. Da mesma forma Deus caminha junto conosco, anda junto conosco para enfrentar os problemas e nunca nos deixa sozinhos.

6-Deus proverá (Genesis 22.8) Temos que confiar que Deus proverá o que necessitamos. Deus, o nosso Deus é o Deus da providência, é o Deus da promessa, é o Deus que cumpre o que prometeu, é o Deus que providencia no tempo certo, no momento exato a solução para o problema, para a dificuldade.

Conclusão: ali edificou Abraão um altar: O Senhor proverá, no monte do Senhor se proverá. O mesmo Deus que prova, é o mesmo que dá provisão. Deus nos prova, e Deus nos dá a provisão que necessitamos. Se você está passando por uma prova, saiba que a renúncia em seu coração é o começo da vitória, “entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará”, Deus dá a direção que precisamos, devemos adorá-lo incondicionalmente, pois Ele caminha junto com nós, Ele nos prova, mas junto nos dá a provisão que necessitamos.

About these ads

3 Respostas to “Deus prova Abraão (Deus nos prova) (Genesis 22)”

  1. ESTOU A SER HUMILHADA 18/04/2011 at 12:21 #

    EU TE AMO MEU DEUS! TUDO QUE ESTOU A PASSAR EU TE ENTREGO SENHOR EU TE AMO ESTOU SUCUNBINDO MAS MESMO ASSIM EU TE AMO, DEUS MEU, DEUS OUVIU O MEU JEMIDO, TE LOUVO TODOS OS DIAS, JESUS FILHO DE DAVI, TENHA COMPAXÃO DE MIM, DEUS EU TI AMO, ME SALVA, TUDO ESTA NAS TUAS MÃOS!

  2. José Satiro Sobrinho 20/01/2013 at 12:34 #

    Eexelentissimoeste ensino biblico nos ajuda a refletir a respeito da palavra de Deus

  3. Débora Queiroz Werneck 01/12/2013 at 12:51 #

    Parabéns pelo ensino…
    aprendí muito… anotei algumas partes..
    e quando tiver oportunidade de trazer a palavra em minha igreja.
    foi falar sobre Gêneses 22..
    QUE A FÉ OBEDIENTE SUPERA AS PROVAÇOES EM NOSSAS VIDAS..!!!
    FALAR DE FÉ E RAZAO…
    VAMOS APENAS CONFIAR NO SENHOR .DELEITAR NO SENHOR..
    E O MAIS ELE FARÁ!!!.. AMÉM..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 150 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: