Mefibosete (filho de Jônatas e neto de Saul)

12 jul

2 Samuel 4.4. Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.

2 Samuel 9.1ª13. Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor.

Mefibosete nasceu para ser rei

Nós nascemos para ter uma comunhão íntima com Deus. Nós nascemos para louvar a Deus com nossas vidas “todo ser que respire louve ao Senhor”… Mefibosete nasceu para ser rei mas as adversidades da vida tiraram esta possibilidade dele. Nós nascemos para viver uma vida com Deus, mas muitas coisas fizeram com que vivêssemos uma vida afastada do Senhor.

Mefibosete era aleijado ou manco

O pecado nos tornou aleijados espirituais. Mefibosete era perfeito, mas na fuga de sua babá ele caiu e ficou manco. Adão e Eva eram perfeitos, mas por causa do pecado ficaram aleijados espirituais. Deus os visitava todos os dias e eles desfrutavam de uma comunhão íntima e perfeita com Deus, porém com o pecado da desobediência, a comunhão deles com Deus foi afetada.

Mefibosete foi morar em Lo-Debar

Lo-Debar era um lugar desprezível, “o fim do mundo”, Mefibosete saiu do centro, de Jerusalém e foi morar em Lo-Debar. Mefibosete estava esquecido neste lugar distante. Muitos de nós nos encontrávamos esquecidos no mundo, perdidos no pecado. Lo-Debar representa o mundo mas também pode representar um deserto que possamos estar passando em nossas vidas. Quando tudo parece estar dando errado, quando Deus parece estar distante e as coisas não vão bem para nossas vidas. Mefibosete estava em Lo-Debar desacreditado, esquecido, desanimado, sem esperança, sem sonhos, sem perspectiva de uma vida melhor. Deprimido, angustiado, triste.

Mefibosete foi procurado por Davi

Quando não havia mais esperança, quando os sonhos haviam sido esquecidos, quando o fim do poço era a realidade de Mefibosete. Quando a angustia e a tristeza dominava o seu coração, o rei Davi procura por Mefibosete. Muitas vezes, quando parece que não há mais saída, quando parece que tudo esta perdido, Deus vem ao nosso encontro e procura pela nossa vida. Deus nos alcança através de seu filho Jesus. Deus nos acha perdidos no mundo, no pecado.

Mefibosete tinha complexo de Inferioridade

Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Devido a tudo o que aconteceu de errado em sua vida, foi gerado em seu coração uma ferida de amargura, e ele se via como um bicho morto. Sua autoestima estava muito baixa. Talvez pela sua condição de estar aleijado, tenha agravado a sua baixa autoestima. Deus quer nos curar de todo o complexo de inferioridade que possamos cultivar dentro do nosso coração. Para Deus, somos todos iguais, estamos todos na mesma condição. Deus não faz acepção de pessoas. Deus nos ama incondicionalmente. Todos temos um valor muito precioso para Deus. A nossa vida, a nossa alma, tem preço de sangue, preço do sangue de Jesus vertido na cruz do calvário.

Mefibosete recebeu todas as terras de seu avô paterno e passou a comer junto a mesa do rei Davi

Deus tem o melhor para cada um de nós. Deus tem um banquete espiritual para cada um de nós. Deus deseja nos dar o melhor desta terra. Deus têm o melhor para cada um de nós. Deus conhece o nosso interior, conhece o nosso coração, conhece os nossos anseios e desejos, conhece a nossa vontade, conhece a nossa história, e assim como Ele honrou a Mefibosete, Ele quer honrar as nossas vidas com a Sua vontade, que é BOA/PERFEITA/AGRADÁVEL.

About these ads

17 Respostas to “Mefibosete (filho de Jônatas e neto de Saul)”

  1. thiago 17/04/2011 at 15:59 #

    Adorei, inclusive os gauchinhos acertaram na musica que conta essa historia, a musica é na casa do rei, ouvi, é muito linda, abraços!

  2. pink 16/11/2011 at 20:07 #

    adorei a palavra é verdade mesmo glória a Deus por tudo amem !

  3. silone rodrigues 24/02/2012 at 13:23 #

    adorei essa historia e muito linda e perfeita

  4. Valeria Cubinhetz 14/03/2012 at 17:09 #

    Eu estava assistindo ao seriado REI DAVI e me emocionei demais, tanto que me vi suplicando a misericordia de Deus para aquela criança que acabara de ser atingida por uma carroça e desmaiado de tanta dor,vindo à ficar impossibilitada, e ao mesmo tempo me suplicando por mim mesma…foi uma emoção que não sei nem como explicar.
    Adorei ler este artigo..maravilhooso

  5. Amparo 28/03/2012 at 22:14 #

    Estou gostando de ocupar o meu tempo com seriados bíblicos.Assim teremos a consiencia do que representa DEUS em nossas vidas.

  6. Lavinia 22/04/2012 at 23:19 #

    Gostei mto da postagem foi mto bem feita e assim agente ve a realidade de onde agente e onde Deus nos coloca hoje voce pode estar em la-debar mas amanha vc pode estar no ceu junto com nosso pai querido! Amem que a paz do senhor seja com voce hoje e sempre!

  7. maico santos 10/07/2012 at 9:36 #

    éta palavra abençoada que esta palavra possa esta produsindo em terra fertil e jamais pensa em desistr em jesus qui DEUS TI ABENÇOE.

  8. klaudio.27@hotmail.com 16/08/2012 at 9:51 #

    Um exemplo para qem tem o chamado de DEUS no coraçao. Lo-debar está passando.

  9. salis 29/09/2012 at 7:34 #

    Maravilhosamente esclarecedor

  10. elinete 17/11/2012 at 15:42 #

    amei

  11. robson 19/12/2012 at 0:53 #

    boa palavra o crente nao pode ter complexo de inferioridade

  12. flavio alves 30/12/2012 at 11:03 #

    Amado Deus que palavra abençoadora !

  13. Richard 24/02/2013 at 21:36 #

    amados muito boa e linda e agradável e a palavra do senhor, verdade o senhor nosso deus sempre quer o melhor para nós.as vezes não percebemos que estamos entrando no deserto de lo- debar, devemos fazer como jesus nos ensina orar e vigiar, pois tudo que o mundo oferece parece ser bom mais na verdade é só para roubar sua alma, e te levar para o buraco.pense irmãos pois a vida com jesus é muito gratificante e muito bom onde tudo se resolve sem mesmo nós percebemos deus só quer o melhor para mim e para ti deus ama cada um de nós .

  14. cicero 02/06/2013 at 21:48 #

    olha parabens mesmo pela inspiraçao da palavra

  15. ana alves 07/10/2013 at 15:23 #

    Deus é Deus, agindo Ele, quem impendira, temos dias ruins, tristes em nossas vidas, mas devemos sempre lembrar das promessas do Senhor. SE obedesermos a sua palavra comeremos o melhor da terra!

  16. Fabio 12/11/2013 at 7:17 #

    Vetdadeiramente Deus se importa com os seus, nao podemos nos conformar com as advercidades da vida nao podemos abaixar a guarda pois servimos e somos filhos de um Deus maravilhoso.

  17. Igreja Pentecostal Geração do Avivamento 16/03/2014 at 11:19 #

    Muito importantes nós somos perante o DEUS do universo, ELE nos ver e nunca nos esquece, com tanto Amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 150 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: